Qual a importância do médico mastologista para a mulher?

Qual a importância do médico mastologista para a mulher?

Toda a mulher aprende, desde a sua puberdade, que o médico que a acompanhará a vida toda é o GINECOLOGISTA, mas poucas delas sabem da importância que outro profissional da área médica tem na sua vida. Esse profissional é o MASTOLOGISTA.
QUEM É O MASTOLOGISTA?
Esse especialista médico é responsável pela saúde das mamas da mulher é ele que examina, diagnostica e trata dos casos relacionados a esta região do corpo feminino.
COMO É FEITO ESSES PROCESSOS?
Na primeira consulta com esse especialista o mesmo deverá fazer a anamnese, que consiste em uma bateria de perguntas feitas à paciente para saber mais sobre ela. Assuntos como histórico familiar, perfil de atividades física, alimentação e até algo relacionado a relação sexual podem ser abordados. Após esse questionário o Mastologista iniciara exame clínico das mamas por meio de toque.
Ao final deste exame ele pode solicitar exames complementares — como a mamografia, ultrassonografia ou ressonância das mamas.
O mastologista pode, quando necessário, realizar uma punção (espécie de biópsia), e é ele o responsável por uma eventual cirurgia.
QUAIS SÃO AS DOENÇAS QUE ELE TRATA OU PODE AJUDAR A PREVENIR?
A principal doença relacionada ao mastologista é o CANCER DE MAMA, mas também existem outras que o mesmo trata, tais como:
• ASSIMETRIAS E NÓDULOS
No fim da adolescência, devido as mudanças hormonais que a mulher passa, pode ser que surjam alguns nódulos (caroços de consistência mais dura) e assimetrias (tamanhos diferentes) nos seios.
• MASTITES
Mastite é o nome dado a uma inflamação aguda que ocorre nas glândulas mamárias, que pode ou não evoluir para uma infecção. Essa inflamação normalmente ocorre na fase do puerpério (período pós-parto), mas pode ocorrer em qualquer fase durante o período da amamentação. Elas são causadas por uma bactéria que faz parte da flora da boca do bebê e acaba infectando as mamas da mãe.
QUAL A PERIODICIDADE PARA MARCAR UMA CONSULTA COM ESSE MÉDICO?
Sempre que houver algum indicio quando realizado o autoexame de mamas você deve procurar um mastologista, independente da sua idade.
A Sociedade Brasileira de Mastologia indica que o primeiro exame de mamografia seja realizado aos 40 anos e que a visita ao mastologista seja anual.
Em casos onde haja câncer de mama na família esse intervalo de verificação deve ser definido pelo mastologista junto com a paciente.
Lembre que quanto mais cedo for feito qualquer tipo de diagnóstico maior é a chance de cura.
Agende já a sua consulta!